domingo, julho 13, 2008

saudades (II)




…de galos e cães ao desafio pela manhã. do branco das flores nas laranjeiras no quintal. do som da água quando ainda havia rio. da alma dos bêbados que se derramava no beco pelas noites quentes de verão.
das carteiras com tampo de levantar onde escondia os livros de quadradinhos. e o diário que viu as primeiras letras de mim. das meninas de um lado do muro olhando os rapazes do outro, na dificuldade que aguça os primeiros desejos.
do presépio grande feito na escola com musgo apanhado nas veredas. da peça de teatro em que o menino nascia enquanto os namoricos se soltavam. do frio que celebrava todos os natais da aldeia. do fogo da salamandra cortando o escuro da noite. embrulhando em sonhos as horas de silêncio.
da vida dependente de um olhar azul, primeiro amor escrito e chorado entre a escola e as viagens de comboio. dos risos escondidos nas aulas de francês. do olhar torturado do jovem professor que tentava dar aos números um sentido.
dos fatos de banho nas praias sem biquínis, a não ser das estrangeiras “escandalosas”. das ondas geladas onde entrava com um pai mais próximo por ser verão. das formas de fazer bolos de areia para um qualquer aniversário de bonecas.
dos pratos de bolos na mesa do café onde se olhava uma caixa mágica nas tardes longas dos domingos de província. da quinta ardendo pelo sol da tarde que punha o doce nas uvas acabadas de apanhar. nas amoras que caíam das árvores. nas ameixas verdes com nome de rainha.
saudades até da raiva incontida ao perder cedo o olhar de inocência sobre um país que julgava igual ao que me ensinavam na escola.

e…tanta coisa que agora lembro. saudades de um mundo que partiu. saudades de mim, outra que fui.



[O poema da maria de fátima no A cor do silêncio fez-me lembrar as minhas saudades. E ficou assim... ]

24 comentários:

Mateso disse...

São tuas as palavras mas o sentir também pode ser meu... obrigada amiga.
Bj.

~pi disse...

outra ser

a

continuar

a

permanecer


( transitiva mente ~



beijo

Anônimo disse...

e as tuas saudades também são as minhas, talvez porque sejamos da mesma geração...
um bj e boa semana

mena maya disse...

Se me permites, faço minhas as tuas palavras!

Engraçado vir aqui ler saudades, quando ainda ontem, num dia muito marcado por elas, fui "visitar-me" nos filmes que o meu pai fez ao longo da minha infância e juventude, com um irmão que veio passar uns dias comigo..

Um beijinho, Maria Laura!

Daniel disse...

Maria Laura

Saudades e recordações, quem as não tem? É um sentimento de quem tem vida, vivida. E na medida que esta vai passando, mais sentimentos desses vão ficando.
Desde que os recordemos com gostosa saudade, mais ricos de experiência ficamos.
Daniel

xá das 5 disse...

nem sabe como me fez sentido...
muito bem escrito!

Twlwyth disse...

Uma viagem poética pelo tempo que ficou para trás e com ele ficaram pedacinhos de nós.

Gostei. :)

Beijo

José Louro disse...

É. Faz-nos sentido, como diz o «xá das 5». Gostei muito. Mesmo.

carteiro disse...

algumas coisas das quais sentes falta, ainda há por aqui na minha aldeia.
mas em toda a saudade deste post, deixo aqui um bocadinho de silêncio, enquanto faço esta minha visita.

Germano Viana Xavier disse...

Maria, que bonito texto.
Não posso dizer outra coisa senão só isso.

Deu saudade em mim!

Desculpa por demorar a retribuir o comentário. Estava eu sem internet em casa.

Mas agora eu volto com todo meu carinho.

E te abraço.
Germano

hfm disse...

E como me revi em tantas destas palavras!

Rui disse...

Dizem que o que foi, não volta a ser. Não fosse a saudade, seria verdade.

R. Sant'Anna disse...

Relembre o passado e viva o presente, que no futuro será mais um motivo de saudades...

Beijos

bettips disse...

Tantas!
Os sons e os sentidos ainda crianças.
Bjinho

RENATA CORDEIRO disse...

Minha amiga, você escreve coisas tão belas que dão um nó na garganta...
Estou melhor, engordei um quilo, agora são 38! Postei sobre um filme, mas qual vc tem de vir aqui:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
não há ponto depois de www
Um beijo,
Renata

Manuel Veiga disse...

saudades... apenas!

gostei de te imaginar no tempo em que "celebravas o dia de teus anos..."

Licínia Quitério disse...

Também eu agora fiquei assim...

E as tardes de domingo cntinuam loooongas.

Beijos.

Anônimo disse...

Porque é tão bonita e rara a palavra saudade?

Este belíssimo texto dá-nos a resposta.

Ad astra disse...

sentei-me na máquina do tempo...


Um beijo

Nilson Barcelli disse...

O teu excelente texto também me depertou a saudade dos tempos de criança. Fizeste-me lembrar de tanta coisa...

Beijinhos.

RENATA CORDEIRO disse...

Querida:
Não deixe de ir ao meu Blog pois estou comemorando o fato de ter engordado 1 quilo, estou com 38, fiz um post especial. Conto com a sua presença~:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
não há ponto depois de www
Um beijo,
Renata
Por favor, vá, vai fazer-me bem

CASSIANE SCHMIDT disse...

Ah, chorei, fez-me chorar...

Ponto...

Como é bom passar por aqui...

Laura Ferreira disse...

e eu já tinha saudades de te ler...

M. disse...

Olha, quase me apetece dizer: ainda bem que tens saudades para nos poderes oferecer um texto assim.